LIGUE AGORA
+55.13.3326.1683

6 estrangeirismos cada vez mais usados por brasileiros

6 estrangeirismos cada vez mais usados por brasileiros

size_810_16_9_ThinkstockPhotos-481276049

 

O uso de estrangeirismos em português não é novo. Mas, sejam empréstimos do inglês (anglicismo), do francês (galicismo) ou outras línguas, a incorporação desses termos ao nosso vocabulário é sempre um tema polêmico.

Aprovando ou não esse hábito, é preciso conhecer as expressões mais comuns, até mesmo para usá-las em inglês. Vamos a algumas delas, cada vez mais frequentes no meio corporativo brasileiro:

Benchmarking

O que significa? A prática de conversar com outros profissionais a fim de comparar os seus processos, produtos, serviços e práticas com os de outra empresa, que pode ser sua concorrente ou não. O objetivo é aprender e avaliar se faz sentido aplicar o que foi observado em outros cenários, mercados e segmentos.

Exemplos:
“Vamos agendar uma conversa para fazer benchmarking?”
“Fizemos um benchmarking e é possível incorporar algumas práticas na nossa empresa.”

Mainstream

O que significa? A palavra, em tradução literal, significa “corrente principal” ou “curso principal de um rio”, por exemplo. Nas artes, usamos o termo para nos referir à cultura popular, algo que está na moda ou tudo o que é disseminado fortemente pelos meios de comunicação em massa – com ou sem qualidade.

Exemplo:
“Esta banda é muito mainstream.”

Underground

O que significa? O oposto de “mainstream”, a palavra define tudo o que não é cultura de massa. A gíria se aplica a um produto independente, alternativo.

Exemplos
“Achei aquele cara um pouco underground.”

Hangout

O que significa? O verbo “to hang out” significa passar um tempo em um lugar, relaxando e se divertindo. O substantivo “hangout” significa o local onde gostamos de ficar. Recentemente, virou sinônimo de webinar, isto é, um evento online por vídeo, ao vivo, com participação dos convidados por chat, em grande medida pela popularidade da ferramenta Google Hangout, destinada a esse fim.

Exemplos:
“Você quer participar do nosso hangout sobre marketing digital?”
“Vamos começar um hangout sobre os desafios enfrentados por profissionais de recrutamento e seleção.”

Rating

O que significa? Segundo o site do Tesouro Nacional, trata-se da nota dada por “instituições especializadas em análise de crédito, as chamadas agências classificadoras de risco. Elas avaliam a capacidade e a disposição de um país em honrar, pontual e integralmente, os pagamentos de sua dívida.”

Exemplo:
“O rating do Brasil pode ser rebaixado, segundo a agência Moody´s.”

Dumping

O que significa? Deriva do verbo “to dump”, que significa “despejar” ou “esvaziar”. A expressão é usada quando empresas praticam preços extremamente baixos, muitas vezes inferiores ao custo de produção, apenas para ganhar mercado. Já que pode destruir a concorrência e depois aumentar os preços para garantir o lucro, a prática é proibida .

Exemplos:

“Caso o governo conclua pela existência de dumping, pode ser aplicada uma sobretaxa à importação.”

 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>